sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ENCHIMENTO DE FACAS

Em 2010 eu escrevi uma postagem sobre enchimento de facas e muita gente me escreveu me informando de outras formas de enchimento. Fui trocando experiências com essas pessoas e hoje não mais faço o enchimento das facas como o fazia no passado. Na época eu tinha um medo enorme de empenar as mesmas, por isso soldava elas em uma bandeja com um pouco de agua e enchia com eletrodo UTP 670 a os poucos, demorava um tempão ate conseguir um enchimento de um centímetro de espessura. Mas sempre chegavam para mim facas cada vez mais desgastadas e fui percebendo que meu método não se adequava a facas muito gastas e judiadas.

Hoje encho facas com tal desgaste que se fosse no passado certamente teria descartado. O processo é o seguinte, complemento o desgaste da faca soldando um ferro de construção da espessura da faca ou um pouco menor na ponta desgastada, dessa forma o enchimento é mais rápido e gasto menos eletrodo.

Logico que para soldar com esse tipo de eletrodo não da com uma maquina de solda pequena desas que usam os serralheiros, mesmo usando eletrodos finos de 3,25. Agora se usar elétrodo grosso de 4 ou 5mm e uma máquina grande.


E com um pouco de experiência você descobre que o céu é o limite e em vez de um ferro de construção na ponta da faca você podo soldar três ou até quatro (nunca tente soldar mais do que quatro).


Logico que meter eletrodo sem dó numa faca a chance de empenar é enorme, mas aí você a desempena na prensa e depois é só afiar com a lixadeira.
                Não precisa cobrir a ponta da faca com eletrodo é só soldar com ela deitada e deixar o ferro de construção aparecendo no final, por que na hora de chanfrar a faca você acaba desgastando o ferro de construção e sobra somente os três ou quatro milímetros da solda dura nas fases e o miolo com um aço mais mole o CA 50 que é aço do ferro de construção (por sinal o comumente chamado ferro de construção não é ferro e sim aço CA 50).


Com esse processo você vai demorar vários meses para precisar encher de novo e ficam muito boas.




5 comentários:

  1. qual o nome do eletrodo utilizado no enchimento das facas?

    ResponderExcluir
  2. O ferro de contrução pode ser usado como a ponta da faca?

    ResponderExcluir
  3. Pode. O ferro de construção serve como enchimento da faca e depois é revestido por uma solda dura.

    ResponderExcluir
  4. será que podemos encher facas feitas de molas de caminhão?

    ResponderExcluir
  5. Também pode. O ferro de construção costuma ser um aço 1045 ou 1050 que é um aço de médio teor de carbono, quer disser um aço não muito duro (o carbono é um dos principais elementos que dão dureza aos aços), mas tem uma dureza razoável, já as molas de caminhão costumam ser fabricadas com aço 1070 ou 1080 um aço de alto teor de carbono e muito duro para dar o efeito mola. Tanto o ferro de construção (que a gente conhece com esse nome, mas na realidade é um aço) como as molas de caminhão podem ser enchidas com uma solda dura como a UTP 670 que é ainda mais dura que o aço das molas de caminhão.

    ResponderExcluir