COMO NÃO FAZER UMA EXTRUSORA

Em lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, onde se torna difícil comprar equipamentos para reciclagem, é muito comum encontrarmos extrusoras fabricadas por pessoas que não têm nenhum conhecimento técnico sobre extrusão de plásticos.
Tais equipamentos costumam ser muito deficientes e de baixa produção, mas, mesmo “aos trancos e barrancos”, vão produzindo, obviamente, produtos de baixa qualidade.

Segue uma descrição de como esses equipamentos são feitos e quais são suas principais deficiências, para orientar as pessoas que estejam pensando em montar uma recicladora e queiram contar com equipamentos feitos em oficinas de fundo de quintal como o da foto abaixo.


Figura 4.32


Os construtores de tais equipamentos costumam procurar no ferro velho um tubo que seja duro o bastante. O diâmetro interno definirá o diâmetro da rosca, e o comprimento será no “olhômetro” mesmo.

Depois pegam um eixo e o torneiam formando um cone; Nele soldam (solda dura) um ferro de construção como no desenho abaixo.


Figura 4.33

Depois fazem uma adaptação no torno, de forma a este virar uma retífica, então, está feita a rosca da extrusora. Após isso, é só arrumar um motor e um redutor velho, um painel elétrico com alguns pirômetros, algumas resistências, um cabeçote e... “Chazan”! Está feita a famigerada extrusora.

É lógico que o fabricante de tal mostrengo não será capaz de repetir sua engenhoca novamente, quer dizer, cada obra sua será única e se ele fizer três extrusoras de 60 mm, as três certamente terão um comportamento diferente. E como ele não usou os materiais adequados, à medida que estes se desgastem o comportamento do equipamento irá mudando.

Isso quer dizer que, se você vai fabricar tubos, por exemplo, os tubos feitos em janeiro serão diferentes dos feitos em julho, e seus clientes vão perceber tais diferenças.

O correto e não fazer tais equipamentos já que existem empresas especializadas na fabricação dessas máquinas e elas, além de vasto conhecimento na área, possuem todo o ferramental necessário. Sem contar na segurança que extrusoras feitas por firmas experientes trazem para os operadores das mesmas.

Mas as extrusoras são muito caras para as pequenas recicladoras e estas se vêem obrigadas a fazer suas próprias máquinas para poder sobreviver.

Então, tentarei orientá-los sobre como entrar nessa empreitada, ao menos possam fazer um equipamento mais eficiente e mais seguro.

Se você for uma pessoa inteligente e quiser fabricar um automóvel, depois de muito esforço, provavelmente conseguirá produzir algo semelhante a um fusca, poderá chamá-lo de carro; Mas, qualquer ser humano perceberá que em termos de tecnologia seu veículo está anos- luz de um carro moderno, mas ele se movimentará e levará você nos mesmos lugares que um carro moderno faria.

Uma extrusora feita de forma artesanal só se justifica para quem está começando na área e pretende comprar uma boa, tão logo adquira algum capital.



7 comentários:

  1. Vai Pro cacete... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu tive uma ideia exelente, e preciso de uma exrtrusora para colocara em pratica.
    E meu instinto construtor falando mais alto. acabei pensando em tudo isso que você disse... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Você descreveu tudo que estava na minha mente.
    Comprar um tubo, e Fazer a rosca.

    Mas como é para começo e uso propio. pretendo montar algo em casa.. Quem sabe comprando um tubo de aço e uma rosca industrial.
    O resto eu faço no quintal de casa

    Hoje existe varias empresas que fazem a rosca na medida desejada pelo cliente.

    Gostei muito do blog e dos seus artigos...
    grande Abraço
    Danilo Almeida
    fort-eletronica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, você conhece alguém que venda ou alugue uma extrusora seminova para tubos em PEAD ou PP ate 60mm em Fortaleza? meu contato: rbgondim@yahoo.com.br ou (85) 88985509.
    Ronner

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    gostaria muito de dicas .Estou querendo começar meu próprio negócio. Queremos umas dicas.
    Entre em contato estelanascimento2012@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de dica? Que você pretende fazer reciclar ou produzir? De que recursos dispõe?
      Sebastian Mass

      Excluir
  4. olá tenho uma extrusora de 60mm não liguei ainda
    ela fabricava mangueiras de pvc e eu gostaria de granular PEAD como fazer ?

    ResponderExcluir
  5. As roscas das extrusoras projetadas para trabalhar com PVC, são diferentes das projetadas para trabalhar com PEAD, mas, na pratica existem muitas extrusoras fabricadas por empresas pequenas que não seguem muito as regras e conseguem trabalhar com os dois materiais. Eu testaria primeiro o equipamento sem tela e veria se passa. Se você fizer isso com cuidado colocando só um pouco de material no funil da rosca e acompanhar se ele sai do outro lado te dará bastante informação o teste.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Meu filho tem que fazer um projeto de reciclagem de sachês de catchup. É possível reciclar esse material?

    ResponderExcluir