segunda-feira, 8 de maio de 2017

MG02 – PLUS

Meu moinho MG01 deu muito bons resultados superando todas as expectativas e sua produção acabou saindo maior que o esperado. Só que apresentou um problema, forte tendência a engasgar com materiais muito úmidos. Também o consumo de coreis é grande e a troca ou virada dos martelos tem que ser feita toda semana.
                Comecei a pensar em como melhorá-lo e depois de dois meses de estudos cheguei à conclusão que era melhor não tentar corrigir os problemas e sim projetar outro. Não foi fácil para mim abandonar a ideia do MG01, por que isto significava que ele seria o único, todas as peças dele seriam só dele e um dos principais requisitos do seu projeto tinha sido a fácil substituição de qualquer peça que quebrasse inclusive o próprio moinho.

                Comecei a projetar o MG02, ele seria muito parecido ao MG01 só que ligeiramente maior e além disso viria com um volante para aumentar ainda mais a força de moagem. Usaria o mesmo tamanho de martelo do primeiro para não ter o incomodo de ficar separando martelos por tamanho dentro da fábrica. E o mais importante todas as chapas grosas seriam cortadas no plasma e as de 1/8” na lixadeira, para melhorar o acabamento não se usaria mais o maçarico.


O MG02 ganhou várias melhorias que o MG01 não teve, proteção para as correias, grafos para fechamento muito melhores que as alças feitas as presas do outro. Um suporte para diminuir o esforça do operador na abertura, chapas na base para o operador poder subir, um manual de troca ou substituição de martelos e duas chaves uma delas enorme para facilitar a troca dos martelos.



E finalmente numa sexta-feira quando estava anoitecendo ele foi finalmente terminado e colocado em produção no sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário